quinta-feira, novembro 17

ASSEMBLEIA GERAL ESCOLAR

CONVOCAÇÃO

O Diretor da  E.E. B. Governador Celso Ramos e o Presidente da Associação de Pais e Professores no uso de suas atribuições convocam pais, mães, responsáveis legais de alunos (as) e demais associados, para Assembleia Geral Escolar, a realizar-se no dia 18/11/2011 (sexta-feira) às 19hs no auditório desta Unidade Escolar, para discutirem e deliberarem sobre os seguintes assuntos:
-Matrícula para 2012;
- Uniforme Escolar;
- Calendário de final de ano;
- Assuntos de ordem geral.




O SUCESSO ESCOLAR DO ALUNO TAMBÉM DEPENDE DO APOIO DA FAMÍLIA!




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quarta-feira, novembro 16

O ATO DE APRENDER ATRAVÉS DO LÚDICO



A PROFESSORA LEILA BAMBINO APLICA O LÚDICO EM SUAS AULAS. CONFIRA SEU ARTIGO E SEUS ALUNOS E ALUNAS DA 2a SÉRIE APRENDENDO ATRAVÉS DE JOGOS.
                                   

Brincar pra quê?

“A criança joga (brinca), para expressar agressão, adquirir experiência, controlar ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração da personalidade e por prazer."


(Winnicott)

Brincar é algo inerente à natureza dos indivíduos. Todas as crianças se divertem das mais variadas formas. Além de auxiliar na construção da nossa personalidade, nos faz conviver em grupos e aceitar regras pré-estabelecidas.
Para as crianças brincar é uma coisa muito séria. Elas de fato mergulham nas brincadeiras, esquecendo de tudo à sua volta. Criam fantasias que, de alguma maneira, antecipam situações que vivenciarão na fase adulta.


Muitos psicólogos utilizam o ato de brincar como forma de intervenção, onde a criança fica mais envolvida com o lúdico, deixando transparecer questões que possam estar influenciando determinados comportamentos patológicos.
Vygotsky e Piaget, dois teóricos bastante conhecidos na área da Educação, apresentaram propostas cientificas que conferiam funções pedagógicas às atividades que envolviam o lúdico. Piaget acredita que os jogos têm um caráter bem amplo auxiliando no desenvolvimento infantil, pois quando as crianças jogam, assimilam e conseguem transformar sua realidade.
Muitos pais julgam que as brincadeiras realizadas em sala são pura perda de tempo. As crianças devem encher folhas e mais folhas de atividades escritas, pois desta forma se tornarão “alguém” na vida. Acabam se tornando mini adultos, cheios de obrigações, agendas repletas de atividades extraclasses, sem tempo para relaxar e fazer aquilo que para elas é o mais importante: brincar
Devemos considerar que brincar é o trabalho da criança. Quando esta não brinca, algo está errado. Dentro da instituição escolar é fundamental que o professor ofereça à criança tempo para brincar.

Alguns profissionais não acreditam no lúdico, mas estudos apontam para um maior rendimento no que se refere ao ensino e aprendizagem, quando este é oferecido de maneira lúdica.

Esta visão equivocada de que escola não é lugar de brincar nos remete à Idade Média, onde a revolução cultural culminou com a ascensão do cristianismo. Com isto, o jogo foi considerado imoral, forçando as crianças a fugirem das brincadeiras dentro das escolas, devendo ser a escola um espaço apenas de estudos. Felizmente estamos vivendo no século XXI, e este tipo de pensamento deve ser abolido de nosso meio.
Vamos fazer do dia-a-dia de nossas crianças algo agradável e rico de significados. Será que respondi a pergunta feita no título deste artigo? Espero que sim...




Professora: Leila Bambino


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