sexta-feira, outubro 28

Nossa Escola, Nossa História


A história da Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos teve inicio no ano de 1929. Até então havia três escolas em todo o bairro Garcia. Os escolares do chamado bairro Spechtiefe (atual bairro Glória) percorriam mais de cinco quilômetros a pé para alcançar a escola mais próxima. Com a expansão da Empresa Industrial Garcia, surgiu premente necessidade de mais escolas que atendessem aos filhos dos operários. Com esse objetivo, Frei Beda Koch, da ordem dos franciscanos, liderou uma comissão que viabilizou o início das atividades, criando uma Escola Paroquial no Bairro. O local apropriado foi a casa pertencente ao Sr. Carlos Loos. O material didático foi doado pela própria comunidade e por outras instituições, a exemplo da comunidade São Paulo Apóstolo, que doou dez bancos com capacidade para seis alunos cada. A primeira professora foi a saudosa Dona Julia Strzalkowska que começou o ano letivo com 48 alunos.

Finalmente, no dia 14 de fevereiro de 1929, inaugura-se a nova escola do bairro, denominada Escola Paroquial São José, abrigando os primeiros 50 alunos na única sala. Nesta sala a professora lecionava para alunos de 1a, 2a e 3a séries.

Com o apoio da comunidade a escola foi ampliada, atendendo assim as necessidades da crescente demanda de alunos. Em 1954, a Escola São José, comemorava sua festa jubilar de 25 anos de fundação, bem como a festa de Dona Júlia, agora Diretora da Escola.

Em 1957, a direção da Escola Paroquial foi confiada às Irmãs da Providência. Nesse ano, a Escola Particular foi transformada em Grupo Escolar São José, por decreto assinado pelo Governador Jorge Lacerda.
A direção da escola continuou sob a responsabilidade das irmãs, funcionando desde o Jardim de Infância até a 5ª série, do antigo Curso Primário.
Em 1960, o novo prédio foi oficialmente inaugurado pelo Governador Jorge Lacerda, que assinou convênio com a escola, decretando que as professoras seriam remuneradas pelo Estado.

No ano de 1966, pelo Decreto Nº 3823, de 21 de janeiro, foi criado o Ginásio Normal Governador Celso Ramos, funcionando somente no período noturno em salas cedidas pelo Colégio São José e tendo como diretora a Professora Dóris Terezinha Sanceverino.
Em 1969, o Ginásio passou a funcionar em prédio anexo ao Colégio São José, com 12 salas de aula, além de salas destinadas à secretaria, à direção e aos professores.
No dia 31 de março de 1971, com a implantação do novo Plano Estadual de Educação, a escola foi transformada em Escola Básica Governador Celso Ramos. Em 1974, houve a fusão do Grupo Escolar São José com a Escola Básica Governador Celso Ramos.

Já em 1976, com 2225 alunos, houve a implantação do 2º Grau e a escola passou a denominar-se Conjunto Educacional Governador Celso Ramos. A partir daí, passou a contar com mais duas direções: além do Diretor Geral, um responsável pelo 1º Grau e outro pelo 2º Grau.

Em 1979, as instalações foram ampliadas e realizou-se a cobertura do pátio interno. O Conjunto Educacional Celso Ramos, uma das maiores escolas de Santa Catarina, contava até então com 2300 alunos atendidos em três turnos, desde o Pré - Escolar até 2º Grau.

Com a saída da direção do Reverendo Padre Vertolino José Silveira, assume a professora Terezinha Warmeling, que em 1983 passa o cargo para a Professora Carla Laemmle Campos.

Em 1985, a Associação de Pais e Professores, que era administrada pelo CAP (Conselho de Administração Paroquial), decreta sua autonomia e constitui sua diretoria.

Em 1990, por eleição interna entre os funcionários, assume a direção a Professora Vanilda Anacleto Bittencourt até dezembro do mesmo ano.
Em 1991, eleito com 70% dos votos, o Professor João Albino Gonçalves assume a direção do estabelecimento escolar.

No ano de 1999, no dia 20 de novembro, após amplo resgate da história do Conjunto Educacional Celso Ramos, desenvolvido por todos os segmentos da comunidade escolar, foi comemorado o aniversário de 70 anos de fundação da escola.
No ano de 2000 passa a denominar-se Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos e a atender a 2100 alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, possuindo em seu quadro funcional 108 professores e funcionários e ainda mantém o curso de Magistério Habilitação Infantil e Séries Iniciais.

No ano de 2002 é efetivada a compra do prédio pertencente à Diocese de Blumenau, pelo Governo do Estado, atendendo ao pedido do Governador Esperidião Amin, iniciando uma nova etapa na “vida” desta Unidade escolar, agora totalmente desvinculada da Mitra Diocesana.

Em novembro de 2008, a escola foi atingida por um deslizamento de terra, sendo que muitas dependências do andar térreo foram danificadas. A partir desse evento catastrófico, o prédio que a abriga foi submetido a uma reforma geral, custeada com recursos oriundos da parceria entre os governos federal e estadual.

Atualmente, conta com 1450 alunos distribuídos em três turnos, atendendo desde o Pré Escolar ( sob responsabilidade do município ), até o Ensino Médio .Tem na Direção Geral o Professor João Albino Gonçalves e como Assessores de Direção: a Professora Ana Lúcia Brandl de Medeiros, o Professor Antonio Joacir Ferrari, o Professor Daniel André Neubauer e a Professora Valeria Rulensky.


Tecnicamente bem equipada, a escola oferece aos alunos: Laboratório de Química, Ciências Físicas e Biológicas, Biblioteca, Sala de Leitura, Sala informatizada, sala do projeto LEGO, quadras poli esportivas, além de outros recursos tecnológicos que são incorporados à prática pedagógica.

3 comentários:

JԾทค†ђคท ™ disse...

LEGAL

Adalberto Day disse...

Parabéns por este Blog,
de nosso querido Educandário Celso Ramos da Rua da Glória. Estarei sempre acompanhando como pesquisador os trabalhos por vocês desenvolvidos.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

Thiago B. disse...

Parabéns pelo o belo trabalho que vem sendo feito nesta escola que conheço há tanto tempo..... lendo a história da escola da uma nostalgia pois fui lembrando de momentos que passei nesta escola e amizades que criei e que permanecem ate hoje.

Postar um comentário